Economia
ECONOMIA
CAMPINAS
2011
ECONOMIA
CONCEITO:
A palavra economia deriva do grego oikonomia ( de ókios, casa: nómos, lei).No sentido original, seria a “administração da casa”, que posteriormente foi associada à “ administração da coisa publica”, e pode ser assim definida: Economia é a ciência social que estuda como a sociedade decide (escolhe) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as varia pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.Ou seja, é a ciência social que estuda como a sociedade administra recursos produtivos (fatores de produção) escassos.
Conceito de Custo de Oportunidade:
O custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa. É igual ao sacrificio de se deixar de produzir parte do bem X para se produzir mais do bem Y, ele tambem é chamado de custo alternativo
Em outras palavras: O custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades, pois são excludentes, (escolher uma é recusar outras). À alternativa escolhida, associa-se como "custo de oportunidade" o maior benefício NÃO obtido das possibilidades NÃO escolhidas, isto é, "a escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar". O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos, pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado "de oportunidade".
Exemplos:
* Meu carro é flex e dependendo do preço do combustível posso abastecer álcool ou gasolina.
*Tenho um financiamento