Problema De Pesquisa 2
FAMEG – FACULDADE METROPOLITANA DE GUARAMIRIM
CURSO DE PSICOLOGIA Evertton de Almeida
Professor (a) jeovane faria
Metodologia da pesquisa qualitativa
Psicologia 1.5(1.4)
PROBLEMA DE PESQUISA
Crianças com histórico de perda dos pais sofrem com implicações emocionais e psicológicas na vida adulta?
HIPOTEZES
H1- Freud atribuiu às neuroses dos adultos a traumas infantis, sendo que a extensão dos danos. Decorrente do trauma variava de acordo com a vulnerabilidade de cada indivíduo. A depressão ou, melancolia, seria multicausal, sendo um dos fatores concorrentes à perda de um, ente querido ou representante deste. (FREUD, citado por Zavaschia, Satlerb, Poesterc, Vargasd, Piazenskib, Rohdee, Eizirikf 2002, p, 190).
H2- A partir de uma amostra de 328 pacientes deprimidos, encontraram aumento na incidência de tentativas de suicídio naqueles com experiência de perdas na infância, tanto por separação quanto por morte dos genitores. (BRON; 1991, citado por FUJISAKA, 2009, P. 47 ).
H3- A morte dos pais na infância não é determinante de problemas na vida adulta como sintomas, comportamento suicida, dificuldades conjugais, entre outros, pois é preciso levar em conta muitos outros fatores envolvidos antes, durante e após a morte. (LUECHEN; 2000, citado por FUJISAKA, 2009, P. 47).
OBJETIVOS GERAIS
Levantar dados se neuroses da vida adulta, como depressão ou melancolia, estão relacionadas à perda de entes queridos ou representantes destes.
Diagnosticar atitudes suicidas envolvendo perdas na infância.
Avaliar se a morte dos pais na infância, não é determinante para patologias ou outros na vida adulta.
OBJETIVO GERAL
Compreender se se a relação entre perda dos pais na infância a implicações emocionais e psicológicas na vida adulta.
INSTRUMENTOS A SEREM REALIZADOS
Entrevistas abertas que pertencem à categoria mais geral de pesquisa não estruturada, e visa considerar as respostas do entrevistado em seu próprio contexto, evitando-se a