problema da educação no brasil
1. A educação é a grande esperança do Brasil, espera-se que a educação resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos educadores, visto que o desenvolvimento dos professores reflete no desenvolvimento dos alunos e da escola. Seria muito fácil colocarmos a culpa em alguém ou em alguma coisa a sociedade sabe que a educação é importante porém não consegue enxergar a grandeza que os seus benefícios trazem para o indivíduo e para a sociedade em geral.
Os desafios da educação brasileira envolvem aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, Devido à falta de investimentos, o setor educacional brasileiro, em especial o público, não fornece aos estudantes a base curricular necessária para a entrada em universidades de prestígios. Abaixa capacitação dos profissionais do ensino, a enorme diferença entre as classes sociais, a falta de incentivo aos alunos de desempenho mais baixo e a ausência de boa infraestrutura são os fatores determinantes para a atual qualidade do ensino no Brasil.
A enorme desigualdade entre as classes sociais e a falta de homogeneidade entre as regiões são outros fatores que dificultam a criação de um forte sistema de ensino que não se restrinja aos alunos de maior poder aquisitivo. No Brasil, percebe-se que há uma grande diferença entre as escolas de ensino médio públicas e particulares. Se, por um lado, os alunos das escolas particulares em grande parte obtém certo sucesso acadêmico, os de escolas públicas possuem, infelizmente, um dos piores ensinos do mundo. Observa-se a falta de interesse por parte do governo.
Uma consequência desse péssimo ensino é a total desmotivação e desinteresse de muitos alunos, que acabam por desistir da escola. A falta de boa infraestrutura das redes pública se bons métodos para manter o aluno concentrado fazem com que o estudante se importe cada vez menos com os estudos. E com a ausência de importantes grades curriculares