A educação no brasil: avanços e problemas
DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS ACADÊMICOS
CURSO DE QUÍMICA-LICENCIATURA
Ângelo Quoos
Educação no Brasil: Avanços e problemas
CARNEIRO, Neri de Paula. Educação no Brasil: Avanços e problemas. [S.l.:s.s.], 2008. Disponível em: . Acesso em: 24 de abr. de 2012.
Santa Cruz do Sul, abril de 2012
A Educação no Brasil: avanços e problemas
CARNEIRO, Neri de Paula. Educação no Brasil: Avanços e problemas. [S.l.:s.s.], 2008. Disponível em: . Acesso em: 24 de abr. de 2012.
No texto “A educação no Brasil: avanços e problemas” o autor faz, primeiramente, uma viagem pela história da educação no Brasil. A primeira forma de ensino tida no Brasil, ainda colônia, se deu com os Jesuítas e devido a expulsão destes a educação passou mais um bom tempo sem nenhuma atenção na colônia. Esta realidade não mudou nem com a chegada da família real e a educação continuava sendo privilégio de poucos. Com o início da industrialização, a população passou a se preocupar com a educação, mas foi só a partir do ano de 1980 que o sistema escolar brasileiro se firmou e passou a estipular educação como direito de todos e dever do Estado.
Segundo Carneiro, muitos ainda são os problemas enfrentados pela educação no Brasil, ele chega a afirmar que se analisarmos bem muito pouco se mudou na educação brasileira desde seu início até os dias atuais. Muitas ainda são as dificuldades enfrentadas por jovens para usufruírem completamente do ensino público, o acesso ao ensino superior torna-se um desafio para jovens com baixa renda, devido às vagas insuficientes oferecidas e também pela deficiência em sua formação no ensino básico. Esta deficiência pode ser decorrente de profissionais da educação pouco valorizados e que não possuem condições nem estímulo para se capacitarem mais para a melhoria no ensino-aprendizagem.
Devemos concordar com o autor que a educação no país apresenta uma