Os principais problemas da educação no brasil
O descaso com o salário do professor: O salário da categoria do professor é tão pequeno, que o mesmo é forçado a trabalhar dois turnos ou até mesmo três, para poder sobreviver. Tornando um profissional sobrecarregado, sem oportunidades de tempo para novas pesquisas, reciclagem, ou até memo. para fazer sua corriqueira preparação e planejamento de aulas. Em conseqüência, suas aulas deixam de ser enriquecedora, por falta de um bom preparo.
Resolvendo o problema: Seria muito fácil resolver esse problema se as autoridades competentes enxergassem a educação como prioridade, e repensasse sobre o aumento salarial, tornando o professor, em um profissional digno e satisfeito.
A falta de investimento na educação: A educação está falida, por falta de empenho do governo que há anos não investe na capacitação dos nossos professores, que não são remunerados de acordo com seu desempenho a frente da educação. Os professores têm desenvolvido trabalhos nas escolas com muitas dificuldades e com carências de materiais didáticas e com as péssimas estruturas dos ambientes, onde muitas vezes não tem possibilidade de lecionar a contento por falta de equipamentos que auxiliam no ensino. A falta de interesse na maioria das vezes da família que não acompanham os problemas de seus filhos na escola e acham que os professores são responsáveis em fazer o papel dos pais contribui ainda mais para essa situação. O governo não sabe investir na educação os recursos que são revertidos para proporcionar um desenvolvimento de qualidade e com responsabilidade. Hoje o governo quer que a mídia divulgue quantidade e não qualidade no ensino.
Resolvendo o problema: É preciso assegurar investimentos que aprimorem o ensino no país e a ampliação dos valores per capita anual investidos por aluno, adotando assim as referências sugeridas pelos estudos sobre o Custo Aluno-Qualidade.
Progressão