Oficina faculdade
A cidadania tem dois aspectos: (1) o institucional, porque envolve o reconhecimento explícito e a garantia de certos direitos fundamentais, embora sua institucionalização nunca seja constante e irredutível; (2) e o processual, porque as garantias civis e políticas, bem como o conteúdo substantivo, social e econômico, não podem ser vistos como entidades fixas e definitivas, mas apenas como um processo em constante reafirmação, com limiares abaixo dos quais não há democracia. Democrático, no sentido liberal, é o país que, além das garantias jurídicas e políticas fundamentais, institucionaliza amplamente a participação política.
Para um desenvolvimento e melhoria na sociedade, é nécessária investir na aducação, saneamento básico, saude etc.
PROJETO DE ONG DE CIDADANIA
No dia 29 de março de 2012 foi assinado o protocolo de intenções com os novos parceiros do Projeto Rede Conhecimentos Livres, que terá como objetivo a captação de sucata eletrônica e capacitação multimídia em software-livre. Também serão instalados novos laboratórios e um ciclo de capacitações que serão oferecidas no laboratório da Moradia e Cidadania/MG.
Instituições se juntam para fortalecer a metodologia da Rede Conhecimentos Livres - projeto criado pela Moradia e Cidadania que abrange: atividades de captação de sucata tecnológica, ativação de laboratórios equipados com software livre e capacitação multimídia.
Instituições da região metropolitana de Belo Horizonte formarão um consórcio. A assinatura do protocolo de intenções para ampliação da Rede elevará a participação em programas do Governo Federal. Estes programas estão distribuídos em regiões mais afastadas da região metropolitana, mas pode-se observar que são necessários para a consolidação de outras políticas públicas como a economia solidária e a política nacional de resíduos sólidos. Através destes programas e do reconhecido trabalho, a ONG pretende aumentar o público beneficiado e equalizar as diferenças de