Problema causados pelos esgotos
Enquanto o ritmo dessa poluição continuar da maneira em que está, mais difícil fica cuidar e despoluir as águas. No futuro, isso pode acarretar na falta de água para consumo próprio e trazer diversos problemas de saúde.
A poluição das águas, causada pelo lançamento de dejetos humanos nos rios, lagos e mares, é constituída de matéria orgânica. Esses resíduos levam ao aumento da quantidade de nutrientes disponíveis no ambiente, fenômeno denominado eutrofização. A eutrofização permite grande proliferação de bactérias aeróbicas, que consomem rapidamente todo o oxigênio existente na água. Como consequência, a maioria das formas de vida acaba por morrer, inclusive as próprias bactérias. Devido à eutrofização por esgotos humanos, os rios que banham as grandes cidades do mundo tiveram sua flora e fauna destruídas, tornando-se esgotos a céu aberto. O lançamento de esgotos nos rios acarreta, ainda, a propagação de doenças causadas por vermes, bactérias e vírus como por exemplo cólera e hepatite.
O aumento na concentração de nutrientes nos mares permite o crescimento rápido e intenso de microalgas marinhas. Após certo tempo, essas algas morrem e são degradadas por bactérias decompositoras.
O processo de decomposição das algas consome o oxigênio dissolvido na água, reduzindo sua disponibilidade para os organismos marinhos. Além disso, a grande quantidade de algas torna a água do mar turva, prejudicando a fotossíntese e reduzindo ainda mais o teor de oxigênio na água.
Em alguns casos, a eutrofização pode levar à grande proliferação de dinoflagelados (protistas fotossintetizantes), causando o fenômeno conhecido como maré vermelha, devido à coloração que os dinoflagelados