patologias em sistema hidraulico
A patologia mais sentida pelos condôminos é a dos Sistemas Prediais Hidráulicos (SPH). Segundo pesquisa do Sindicato de Habitação do Rio de Janeiro, feita em cinquenta e dois edifícios de oito construtoras, as maiores queixas e reclamações extraídas dos ocupantes sobre as patologias mais comuns nesses edifícios são sobre a parte hidráulica (o que comprova a grande frequência das infiltrações nos edifícios), trincas nas paredes, problemas de esquadrias, impermeabilizações etc.
Segundo o órgão, ela foi apontada por 38% dos respondentes, sendo a mais facilmente visualizada pelas pessoas, conforme revela o gráfico a seguir.
Essas patologias frequentes nos SPH do edifício não envolvem sérios riscos à VIDA ou à saúde dos seus usuários. Porém, elas costumam causar transtornos, aborrecimentos e desconfortos, em geral associados aos sintomas comuns de suas manifestações. São elas: vazamentos, ruídos ou obstruções frequentes em tubulações; mau cheiro e refluxos em sistemas prediais de esgoto sanitário e de águas pluviais; insuficiência de pressões e vazões nos aparelhos sanitários; oscilações na temperatura de utilização de água quente, entre outros.
Poucas são as manifestações patológicas decorrentes do uso em termos relativos. A maior PARTEdecorre de causas sistêmicas e de falhas de manutenção.
As principais Patologias:
Exemplos de patologias:
Patologias em instalações prediais de água fria
Instalação inadequada de reservatórios;
Tipo de reservatório adotado (vantagens e desvantagens);
Cuidados especiais na instalação de reservatórios industrializados;
Influência dos reservatórios na qualidade da água;
Falta de pressão para alimentar o reservatório superior (sistema de recalque);
Insuficiência de espaço da casa de bombas;
Problemas em bombas centrífugas utilizadas em sistemas de recalque;
Deformação em tubulações de recalque;
Controle de pressão em sistemas hidráulicos prediais;
Pressões mínimas e máximas nas