Probabilidades- 12º ano
Probabilidade
Trabalho elaborado por: Maria Inês Farias Nº:104442 Turma: 227 Índice
Conceito e História
Conceito: - A Probabilidade é um ramo da Matemática que visa a formulação de modelos teóricos, abstractos, para o tratamento matemático da ocorrência (ou não ocorrência) de fenómenos aleatórios. Muitas vezes não reparamos que estamos a calcular probabilidades como quando, por momentos, pensamos na possibilidade remota de ganharmos um prémio no totoloto, lotaria ou qualquer outro jogo de sorte. “Aquilo que é provável é o que geralmente acontece” Aristóteles.
História: -O importante e fascinante do assunto das probabilidades origens no século XVII através de esforços de matemáticos como Fermat e Pascal .É certo que o italiano Jerónimo Cardano (1501-1576) escreveu um trabalho notável sobre probabilidades -"Libar de ludo aleal", isto é, «Livros sobre jogos de azar» mas que só apareceu impresso em 1663. Laplace (1749-1827) enunciou pela primeira vez a definição clássica de probabilidade. Foi, porém, com Gauss (1777-1855) que as aplicações do cálculo de probabilidade são voltadas decisivamente para a ciência: Gauss cria, para o efeito, a teoria dos erros de observação (Theoria combinationis observatorium erroriluns minimis obnoxia, 1809), estabelecendo o método dos menores enquadrados e justificando o emprego na teoria dos erros da lei que designou por "normal" hoje conhecida também por lei de Gauss ou lei de Laplace-Gauss.
Não foi, entretanto, senão no século XX que se desenvolveu uma teoria matemática rigorosa, baseada em axiomas, definições e teoremas. Kolmogorov propôs uma axiomática completa e consistente do cálculo de probabilidades.
Pierre Simon Marquis de Laplace : Naceu a 23 de Março de 1749 em Beaumont-en-Auge e faleceu a 5 de Março de 1827, foi um matemático, astrónomo e físico francês que organizou a