Acustica
Natureza do som
A onda sonora, sua Produção e propagação
Propriedades dos som
Velocidade do som
Som A natureza do som |
O som propaga-se no ar através de um movimento ordenado das partículas que o constituem. Quando fazemos vibrar as nossas cordas vocais, ou quando tocamos uma nota musical num instrumento, fazemos com que as partículas do ar que nos rodeiam entrem numa oscilação que dá origem ao som que ouvimos. A propagação do som no espaço deve-se ao facto de umas partículas transmitirem o seu movimento às suas partículas vizinhas (e assim sucessivamente), levando a que a oscilação inicialmente produzida nas nossas cordas vocais ou intrumento musical se propague através do espaço aberto, até chegar aos nossos ouvidos.
Figura 1 - Movimento ordenado das partículas do ar, aquando da actuação de uma fonte de excitação sonora. A partícula esverdeada no centro pretende reforçar a ideia de que as partículas se movimentam sempre em torno da sua posição inicial, e não ao longo da trajectória percorrida pelo som, como à partida possa parecer.
Observando a animação da Figura 1 pode-se verificar a existência de zonas do ar em que a pressão é maior e de zonas em que essa pressão é menor, correspondendo às zonas em que existe maior e menor densidade de partículas, respectivamente. Essas zonas de pressão estão em constante movimento através do ar e constituem aquilo a que se chama de ondas de pressão. Se fizermos uma observação da evolução do nível de pressão num dado ponto do caminho percorrido pelo som ao longo do tempo, vamos obter um gráfico do nível de pressão acústica em função do tempo, o que, no caso concreto da Figura 1, iria resultar em algo que pode ser visualizado na Figura 2.
Figura 1 - Gráfico representativo da variação de pressão acústica num dado ponto da trajectória percorrida pelo som, para o caso de um tom puro
O gráfico da Figura 1 representa aquilo que se chama um tom puro, pois tem uma forma exactamente sinusoidal. Os picos (ou