Consideração final relatorio
As narrativas dos estagiários revelam que os alunos que não tinham experiência em sala de aula esperam no estágio confirmar a sua profissão, se descobrindo enquanto professor; enfim, desejam aprender a ensinar. Além disso, apresentam “temores” em relação à falta de experiência: o medo de não controlar a indisciplina da turma, entre outros.
Mas os alunos que já tem experiência esperam no estágio aprofundar seus conhecimentos através da troca de experiências com os colegas e da fundamentação teórica que auxilie a prática; quando citaram que queriam métodos que motivem os alunos, textos didáticos pedagógicos, uso de jogos, interdisciplinaridade, uso de recursos, como intervir na sala de aula, etc.
No decorrer da disciplina observou-se que na maioria as expectativas mudaram, seus olhares foram sendo aperfeiçoados com o estudo dos referenciais teóricos e as observações direcionadas na escola. Enfatizaram que ensinar é ajudar na construção da cidadania e ser professor é mais do que passar o conteúdo, pois envolve outros conhecimentos. Foi colocada em xeque a desvalorização da profissão.
373
Concluímos que a escolha teórico-metodológica, o estudo e as discussões das observações ajudaram os alunos estagiários a enxergarem a realidade educacional sob vários aspectos, formando conceitos, definindo posicionamentos em relação à profissão escolhida.
E a construção de caminhos no ensino da disciplina estágio passa pelo entendimento do ensino como prática reflexiva sendo visto como uma tendência significativa nas pesquisas em educação que tem apontado para a valorização do saber docente (PIMENTA, 2005). Assim, acreditamos que a fase de preparação para a docência proporcionada pelos estágios é fértil, no sentido de permitir reflexões e debates com a classe e os professores formadores, mediados pelos estudos teóricos na