Economia
OUT.
2012
FICHA FORMATIVA DE MATEMÁTICA A - 12º Ano
1
Numa determinada população, a percentagem de homens é 45% e 2% dos homens são portadores de certa doença. A incidência da doença na população feminina é 1%.
a) b)
Qual a percentagem da população que está infectada por esta doença? Escolhendo uma pessoa ao acaso, qual a probabilidade de ser um homem, sabendo que está infetado com a doença?
2
P X 0,2 e P X Y 0,2 determine a probabilidade de Y.
Sejam X e Y dois acontecimentos incompatíveis de uma certa experiência. Se
3
Uma urna tem 5 bolas: 3 brancas e 2 pretas. Considera a variável aleatória Y: “nº de bolas que é preciso tirar até sair preta (sem reposição)”. Defina a lei de probabilidade e calcule a esperança matemática.
4
A Sofia e a Joana concorreram, em duas instituições diferentes, à atribuição de bolsas de estudo. A probabilidade de conseguirem a bolsa é 30% para a Sofia e 20% para a Joana. Qual a probabilidade de:
a) b)
Pelo menos uma conseguir ter bolsa de estudo? Só a Sofia conseguir ter a bolsa de estudo?
5
Seja S o espaço de resultados associado a uma experiência aleatória. Sejam A e B dois acontecimentos Prove que
A S e
B S
, ambos com probabilidade não nula.
P A B 1 P A PB | A
6 Num saco existem 15 bolas, indistinguíveis ao tacto. Cinco bolas são amarelas, cinco são verdes e cinco são brancas. Para cada uma das cores, as bolas estão numeradas de 1 a 5. Supõe agora que, no saco, estão apenas algumas das 15 bolas. Nestas novas condições, admite que, ao retirarmos, ao acaso, uma bola do saco: A probabilidade dessa bola ser amarela é 50%. A probabilidade dessa bola ter o número 1 é 25%. A probabilidade dessa bola ser amarela ou ter o número 1 é 62,5%. Prove que a bola amarela número 1 está no saco. Soluções: 1.a) 1,9% b) 0,474 (3c.d.) 2. P(Y)=0,6 3. xi P(X=xi) 1 2 3 4
4.a) 0,44
b) 0,38
6. P(“bola