Assuntos globais
O aquecimento global
Segundo os cientistas o aquecimento global é o aumento da temperatura dos oceanos e do ar, desde meados do século XIX e que continuará aumentando no século XXI.
Eles alegam que isso é causado pelas emissões de gases poluentes que agravam o efeito estufa.
E afirmam que o aumento nas temperaturas globais desencadeia outras alterações nos sistemas da Terra, incluindo a subida do nível do mar, mudanças em padrões de precipitação resultando em enchentes e secas.
As controvérsias
Há mitos e controvérsias divulgados sobre o aquecimento global, suas causas e efeitos, e até sobre a ocorrência ou não do aumento de temperaturas médias do planeta.
Nesse próximo parágrafo vamos basearmos nas controvérsias que três cientistas da área de climatologia debatem quanto a esse assunto.
Se o vapor d'água é o principal gás de efeito estufa, por que as emissões criadas pelo homem (antropogênicas) são consideradas a principal causa do aquecimento global?
A quantidade de vapor d’água na atmosfera está fortemente relacionada com a quantidade dos outros gases-estufa na atmosfera. Isso quer dizer que, conforme o cientista Thomas Mote explica, “é verdade que o vapor d'água causa grande parte do efeito estufa e não conseguimos controlar a emissão desse vapor. Mas as emissões antropogênicas não só aumentam por si mesmas a temperatura média como criam um feedback positivo, isto é, contribuem para aumentar também a quantidade de vapor d’água na atmosfera, por provocar mais evaporação da água”.
Como o professor, doutor e cientista, disse acima, outros dois cientistas Francisco Aquino, professor do Departamento de Geografia e pesquisador do Centro Polar e Climático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o professor Denilson Viana, geógrafo e pesquisador na área de eventos extremos associados a complexos convectivos de mesoescala. É defensor do polêmico debate de que o homem e suas emissões na atmosfera são incapazes de causar um