geografia
AVALIAÇÃO FORMATIVA 1
Pós graduanda: Sulene da Silva Souto
Muitos cientistas, ao analisarem diversas medidas de temperaturas da Terra, previram que era “possível” que houvesse uma catástrofe em relação ao clima que poderia ser prejudicial aos seres humanos. Por essa “catástrofe” ser relacionada ao clima, decidiram chama-lo de “aquecimento global”. O aquecimento global é um assunto muito polêmico que mobiliza diversos cientistas a pesquisarem sobre o assunto. Como no caso do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), que foi criado para reunir diversos cientistas na área de mudanças climáticas para pesquisar sobre esse assunto. Tem alguns que acreditam que é um fenômeno natural e outros que acreditam que é fruto das ações de humanos sobre a Terra e que para melhorar isso, é necessário da ajuda destes para pará-lo ou diminuir seu impacto. É possível saber sobre esses dois tipos de opinião a partir de dois documentários: “Uma verdade Inconveniente” e “A grande farsa do aquecimento global”.
Assistindo o documentário “Uma verdade inconveniente”, a visão de um cientista é claramente expressa a partir de dados de análise de gás carbônico obtidos em sua expedição à áreas polares. Sua hipótese é que as atividades humanas que tenham algo relacionado a emissão de gás carbônico gera um grande impacto sobre o clima. Já “A grande farsa do aquecimento global” tem como principal objetivo criticar o documentário anteriormente citado, falando que o aquecimento global não é consequências de ações humanas, e sim que é um fenômeno natural, que não acarreta grandes consequências à humanidade.
Por ambos os documentários serem destinados para a televisão, é possível concluir que pode gerar uma grande influência sobre os telespectadores, pois os documentários são direcionadas à um público que não tem conhecimento sobre o assunto e que vão considerar o que for aceitável como verdade. Assim, vai fazer os telespectadores se