Introducing Global Politics
O que é a política global? A política global é baseada numa abordagem abrangente dos assuntos mundiais que leva em conta não apenas o desenvolvimento político a nível global mas também transversalmente em todos os níveis: global, regional, nacional e sub-nacional. Neste sentido, o global e o internacional complementa-se um ao outro e não devem de ser visto como rivais ou como incompatíveis.
A passagem da política internacional para a política global A política internacional foi transformada em política global através de uma variedade de desenvolvimentos, tais como:
Novos atores no cenário mundial: os Estados eram vistos como os atores-chave na arena internacional, sendo assim, esta visão tem o nome de estato-cêntrica, que nasce no congresso de Vestefália. Mas não é possível manter esta abordagem, pois não é podemos considerar o Estado como um único ator do cenário internacional. Os grupos terroristas, a ONU e os movimentos anticapitalistas, entre outras, têm exercido uma grande influência nas relações entre os Estados. Os teóricos pluralistas têm defendido um modelo de mixed-actor na política mundial. Os Estados e os governos nacionais são os atores mais importantes. Nenhuma ONGs pode rivalizar-se com o poder coercitivo do Estado, ou com a capacidade de impor ordem dentro das fronteiras ou com a capacidade militar para lidar com os outros Estados.
Aumento das inter-relações e interdependências, embora de forma desigual: Para estudar a política internacional implica estudar as implicações do sistema internacional que está dividido num conjunto de Estados. Devido à soberania os Estados eram vistos como entidades independes e autónomos. A abordagem do state-centric tem sido ilustrada através do modelo da bola de bilhar. Isto sugere que os Estados são unidades autossuficientes que se influenciam através da pressão externa. O comportamento dos Estados soberanos que interagem dentro do sistema estatal é visto como uma coleção