Probabilidade
ALUNO: RA: NOTA:
DISCIPLINA:
ESTATÍSTICA APLICADA BIMESTRE:
NP2
Probabilidade
A palavra probilidade esta presente nas convesas do nosso cotidiano e incertezas sobre o ocorrido no passado, presente e futuro como no esporte ela se aplica quase sempre, por exemplo no basquete, futebol ou volei um torcedor pode apostar na probabilidade do seu time vencer o pròximo jogo embora seu time possa ser o favorito ele pode vencer, perder ou empatar. Um aluno pode fica contente em realizar as pròximas provas pois a probabilidade dele tirar boas notas e muito grande.
A ideia geral da probabilidade é frequentemente dividida em dois conceitos relacionados:
Probabilidade de frequência ou probabilidade aleatória, que representa uma série de eventos futuros cuja ocorrência é definida por alguns fenômenos físicos aleatórios. Este conceito pode ser dividido em fenômenos físicos que são previsíveis através de informação suficiente e fenômenos que são essencialmente imprevisíveis. Um exemplo para o primeiro tipo é uma roleta, e um exemplo para o segundo tipo é um decaimento radioativo.
Probabilidade epistemológica ou probabilidade Bayesiana, que representa nossas incertezas sobre proposições quando não se tem conhecimento completo das circunstâncias causativas. Tais proposições podem ser sobre eventos passados ou futuros, mas não precisam ser. Alguns exemplos de probabilidade epistemológica são designar uma probabilidade à proposição de que uma lei da Física proposta seja verdadeira, e determinar o quão "provável" é que um suspeito cometeu um crime, baseado nas provas apresentadas.
É uma questão aberta se a probabilidade aleatória é redutível à probabilidade epistemológica baseado na nossa inabilidade de predizer com precisão cada força que poderia afetar o rolar de um dado, ou se tais incertezas existem na natureza da própria realidade, particularmente em fenômenos quânticos governados pelo princípio da incerteza de Heisenberg. Embora as mesmas