Probabilidade
ENGENHARIA CIVIL
PROBABILIDADE
E SUAS APLICAÇÕES NA ENGENHARIA CIVIL
TUBARÃO
2014
PROBABILIDADE
E SUAS APLICAÇÕES NA ENGENHARIA CIVIL
Trabalho Acadêmico de Probabilidade e Estatística que busca mostrar as principais aplicações de probabilidade na área da engenharia civil.
TUBARÃO
2014
INTRODUÇÃO
A teoria de probabilidade consiste em utilizar a intuição humana para estudar os fenômenos do nosso cotidiano de trabalho. Para isso, vamos utilizar o princípio básico do aprendizado humano que é a idéia de experimento. Neste trabalho iremos apresentar conceitos de probabilidade e suas aplicações na engenharia civil.
A palavra probabilidade deriva do latim probare, que significa testar, provar. Ela é utilizada em circunstâncias onde não temos a certeza de que algo irá ocorrer e são associadas chances a cada ocorrência possível.
O conceito de probabilidade está totalmente dentro da nossa vida cotidiana. Quando pensamos ou falamos expressões do tipo: ''Será que vai chover amanhã?", "É muito provável que o avião chegue atrasado hoje", "Existe uma pequena chance deste time ganhar este jogo!". Em cada uma destas expressões está associada a idéia de que existe uma chance de ocorrer um determinado evento, ou que existe uma probabilidade deste evento ocorrer.
A idéia geral da probabilidade é freqüentemente dividida em dois conceitos relacionados:
• Probabilidade de freqüência ou probabilidade aleatória, que representa uma série de eventos futuros cuja ocorrência é definida por alguns fenômenos físicos aleatórios. Este conceito pode ser dividido em fenômenos físicos que são previsíveis através de informação suficiente e fenômenos que são essencialmente imprevisíveis. Um exemplo para o primeiro tipo é uma roleta, e um exemplo para o segundo tipo é um decaimento radioativo.
• Probabilidade epistemológica ou probabilidade Bayesiana, que representa nossas incertezas sobre proposições quando não se tem conhecimento