Probabilidade
Experimento Aleatório
O experimento ou evento aleatório é aquele que pode ocorrer e resultar de diferentes maneiras cada vez que é lançado, ou seja, não sabemos seu resultado, porém podemos calcular, quais resultados possíveis podemos obter. Por exemplo, podemos citar um dado, com 6 faces, donde cada face é um número de 1 a 6.
Assim, se num fenômeno aleatório as possibilidades são igualmente prováveis, então a probabilidade de ocorrer um evento, é medida pela divisão entre o número de eventos favoráveis e o número total de resultados possíveis:
Probabilidade
Donde
P: probabilidade
na: número de casos (eventos) favoráveis
n: número de casos (eventos) possíveis
Espaço amostral
Represento pela letra S, o espaço amostral corresponde ao conjunto de resultados possíveis obtidos a partir de um evento ou fenômeno aleatório. Por exemplo num baralho de cartas, onde o espaço amostral corresponde às 52 cartas que compõem o baralho.
Da mesma forma, o espaço amostral no lançamento de um dado, são as seis faces que o compõem: S = {1, 2, 3, 4, 5 e 6}. Note que os subconjuntos de um espaço amostral, são denominados “eventos”, ou seja, no conjunto de cartas, há 52 eventos possíveis, enquanto no dado, há seis. Assim, podemos concluir que a probabilidade é calculada pela divisão de eventos pelo espaço amostral
Análise Combinatória
A análise combinatória, ou simplesmente combinatória, é um método para obter resultados dentre da probabilidade relacionado com a contagem dos números.
Para saber mais, acesse o link: Análise Combinatória
Exercícios Resolvidos
Se lançarmos um dado