PROBABILIDADE
Métodos Quantitativos
PROBABILIDADE
Métodos Quantitativos
O estudo da probabilidade vem da necessidade de em certas situações, prevermos a possibilidade de ocorrência de determinados fatos.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ................................................... pagina 1
PROBABILIDADE ............................................... pagina 2
DISTRIBUIÇÃO DA PROBABILIDADE................... pagina 3
TEORIA DA PROBABILIDADE NO COTIDIANO...... pagina 4
CONCLUSÃO................... .................................. pagina 5
BIBLIOGRAFIA................................................... pagina 6
INTRODUÇÃO
A história da teoria das probabilidades, teve início com os jogos de cartas, dados e de roleta. Esse é o motivo da grande existência de exemplos de jogos de azar no estudo da probabilidade. A teoria da probabilidade permite que se calcule a chance de ocorrência de um número em um experimento aleatório.
Ao começarmos o estudo da probabilidade, normalmente a primeira ideia que nos vem à mente é a da sua utilização em jogos, mas podemos utilizá-lo em muitas outras áreas. Um bom exemplo é na área comercial, onde um site de comércio eletrônico pode dela se utilizar, para prever a possibilidade de fraude por parte de um possível comprador.
Se lançarmos uma moeda ao chão para observarmos a face que ficou para cima, o resultado é imprevisível, pois tanto pode dar cara, quanto pode dar coroa.
Se ao invés de uma moeda, o objeto a ser lançado for um dado, o resultado será mais imprevisível ainda, pois aumentamos o número de possibilidades de resultado.
Há experimentos como estes, ocorrendo nas mesmas condições ou em condições semelhantes, que podem apresentar resultados diferentes a cada ocorrência, damos o nome de experimentos aleatórios.
Experimento Aleatório
É aquele experimento que quando repetido em iguais