Probabilidade
RESUMO
O presente trabalho visa um diagnóstico das formas de abastecimento de água dos municípios da zona costeira do Maranhão e apresenta um panorama das perdas de água do sistema de abastecimento de São Luís, como proposta de discussões para um futuro próximo de escassez de água e instrumento de apoio na tomada de decisões de órgãos públicos. Foram utilizados dados da densidade populacional, das formas de abastecimento de água do STATCART IBGE 2000, dados da CAEMA para cálculo do índice de perda de água, softwares ARCview 3.2 e JMP 3.2.1. Foi constatado um padrão de abastecimento de água deficitário, principalmente para São Luís que apresentou elevada perda de água durante o processo de abastecimento (acima dos 50% em todos os setores).
Palavras-chave: abastecimento, índice de perda, zona costeira.........
Resíduos Sólidos
No Brasil, 60 a 65% do lixo domiciliar é composto por matéria orgânica, 30% por material reciclável e apenas 10% é rejeito. Em São Luís, em média, são destinadas ao aterro da Ribeira, 1.400 toneladas de lixo por dia. Cerca de 36% do lixo domiciliar e comercial de São Luís é potencialmente reciclável (não orgânico), outros 34% do lixo de São Luís é resíduo da construção civil.
O projeto “Reciclagem Cidadã”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Coordenação de Recursos Ambientais (SEMMAM – CRA), em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos - SEMOSP, tem a finalidade de destinar os resíduos recicláveis produzidos por empresas, instituições e comunidades organizadas para a indústria da reciclagem local, paralelamente irá promover a educação ambiental no que se refere a adoção do princípio dos “5 Rs – Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar” de forma gradativa e definitiva, através do treinamento e prática do método.
Definição
Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos (exemplos: