Probabilidade E Estat Tica
Gelson Da Silva Oliveira
Probabilidade e Estatística
Mogi das Cruzes
2015
Gelson Da Silva Oliveira
Probabilidade e Estatística
Trabalho exigido para obtenção de nota de Probabilidade e Estatística sobre Análise de Pesquisa do IBGE, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Braz Cubas, sob a orientação do Prof°. Ronaldo Barros Orfão.
Mogi das Cruzes
2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo analisar, com o apoio de ferramentas e modelos estatísticos, a Pesquisa Mensal do Emprego aplicada em abril de 1996, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em pessoas de 20 anos ou mais, desocupadas e economicamente ativas nas regiões metropolitanas de São Paulo. Para tal, iniciamos com alguns conceitos básicos de estatística e em seguida apresentamos os dados e definições da pesquisa para total entendimento e análise. Em sequência foi realizada a análise das variáveis separadamente.
I. CONCEITOS DE ESTATÍSTICA
A Estatística é uma parte da matemática que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. Seu aspecto essencial é o de proporcionar métodos inferenciais, que permitam conclusões que transcendam os dados obtidos inicialmente.
A Estatística se divide em duas áreas:
1. ESTATÍSTICA DESCRITIVA: trata-se da coleta, da organização e da descrição dados numéricos referentes a uma população ou amostra.
2. ESTATÍSTICA INDUTIVA OU INFERENCIAL: trata-se da coleção de métodos e técnicas utilizados para se estudar uma população baseados em amostras probabilísticas desta mesma população.
População
Denomina-se população ou universo estatístico um conjunto formado por elementos portadores de, pelo menos, uma característica em comum ou que satisfazem uma mesma propriedade, sendo objetos de interesse para estudo. Na estatística o termo população é mais abrangente do que o usado na linguagem comum, o