Pro tools
Noções básicas de edição
Usamos a janela de edição no Pro Tools para editar e organize áudio, vídeo e MIDI. O material da trilha pode ser editado de forma destrutiva e em tempo real durante uma reprodução.
A janela de edição também permite que editemos graficamente outros dados:
Edição de regiões e seleções, veja “Edição de regiões e seleções” e também o capítulo Organização de regiões”. Edição de fades e crossfades, veja o capítulo “Fades e crossfades”. Edição Elastic Audio, veja o capítulo “Elastic Audio”. Edição MIDI,veja “Edição MIDI”. Edição de automação, veja o capítulo “Automação”. Edição de vídeo, veja o capítulo “Trabalho com vídeo no Pro Tools”.
Edição não destrutiva Quase todas as operações de edição de áudiono Pro Tools são não destrutivas. Não importando se for corte, cola, ajuste, separação ou deleção de regiões, as ações são realizadas em um “mapa” ou índice da media real (tais como arquivos de áudio).
Os arquivos de origem permanecem intactos. No entanto, determinados processos ou ferramentas funcionam de forma destrutiva (podem modificar de forma permanente os arquivos de áudio no disco rígido), tal e como indicaremos aqui.
Mesmo que a edição em trilhas MIDI possa ser destrutiva, basta tomar algumas precauções para salvaguardar trilhas e e regiões MIDI importantes quando formos editar (veja “Edição MIDI não destrutiva”).
Edição durante a reprodução O Pro Tools permite tarefas de edição enquanto a sessão está sendo reproduzida. Essa função permite modificar e editar uma sessão de modo interativo, com a possibilidade de ouvir as alterações conforme vão sendo implementadas.
Utilizamos o modo Loop e o modo Dynamic Transport para ouvir e editar loops durante uma reprodução. Veja “Playback Modes”. |
A seguir são indicados alguns exemplos de tarefas de edição e organização que podem ser feitas quando uma reprodução está em curso:
Capturar,