Música e Tecnologia
Por Gustavo Martins Knopp
RESUMO: Este artigo descreve alguns aspectos históricos relacionados à música e tecnologia bem como a trajetória de alguns grupos musicais influentes. Mostra também como as novas tecnologias podem ser importantes no aprimoramento musical. O trabalho também apresenta alguns dos recursos mais modernos que podem ser utilizados no processo de criação e execução musical.
Palavras-chave: tecnologia e música, música eletrônica.
INTRODUÇÃO
As tecnologias envolvidas com a música se referem à utilização de dispositivos eletrônicos e de softwares em todas as etapas do seu processo de produção musical: composição, gravação, armazenamento e execução da música.
Os equipamentos modernos permitem a produção de músicas completas utilizando apenas alguns aplicativos, no entanto processos simples que com a evolução de novas tecnologias passam sem ser percebidos, como, por exemplo, a distorção do som de uma guitarra, a propagação da voz através de um microfone também podem ser considerados tecnologias aplicadas à música.
Desde metade do século XIX existe a tentativa de produzir sons sintéticos na complementação e diversificação de instrumentos acústicos.
É de fundamental importância o constante aprimoramento e atualização por parte das pessoas envolvidas com música perante as modificações trazidas pelas tecnologias digitais modernas.
Uma breve síntese do surgimento da música eletrônica Em 1919 o físico e inventor russo Lev Sergeivitch Termen, mais conhecido como Leon Theremim, inventou um dos primeiros instrumentos musicais totalmente eletrônicos: o teremim (ainda usado por bandas contemporâneas como o projeto de trip hop Massive Atack). Esse instrumento utiliza circuitos eletrônicos para criar sons audíveis sem ser necessário o contato físico do músico para ser executado.
Na década de 1930 foi descoberta por cientistas alemães o primeiro gravador de fita magnética, o magnetofone, também