cinesiologia aplicada ao movimento
TÉCNICAS E UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS:
MOVIMENTOS BÁSICOS:
FLEXÃO:
Movimento no plano sagital que resulta em redução do ângulo articular.
EXTENSÃO:
Movimento no plano sagital que faz o segmento corporal retornar à posição anatômica a partir de uma posição de flexão. HIPEREXTENSÃO e HIPERFLEXÃO:
Na hiperextensão o movimento é realizado no plano sagital além da posição anatômica na direção oposta à de flexão. Já na hiperflexão, no movimento de flexão o ângulo deve ir além de 180º.
ADUÇÃO:
Movimento no plano frontal que faz o segmento corporal aproximar-se da linha média do corpo.
ABDUÇÃO:
Movimento no plano frontal com afastamento do segmento da linha média do corpo.
HIPERADUÇÃO e HIPERABDUÇÃO: A hiperadução ocorre quando o movimento ultrapassa a posição anatômica (ou ponto zero). Na hiperabdução o movimento deve ser realizado além de 180º.
ROTAÇÃO:
Movimento no plano transverso. A rotação pode ser para a direita ou esquerda (medial ou interna e lateral ou externa).
plano movimento sagital flexão e extensão frontal adução e abdução tranverso rotação lateral e medial Carnaval, 2001
Movimentos Especializados:
embora a abdução e adução sejam movimentos realizados no plano frontal, o movimento do braço ou coxa, no plano tranverso, para longe da linha média do corpo é chamado de abdução horizontal ou flexão horizontal. O movimento em direção a linha média, no plano transverso, é chamado de adução horizontal ou extensão horizontal. flexão lateral (direita ou esquerda) do tronco ou cabeça. elevação (quando os ombros sobem) e depressão (quando os ombros descem) da escápula. pronação (rotação interna) e supinação (rotação externa) do antebraço. A semipronação ocorre quando a palma da mão vira-se para a linha média do corpo. no punho, o movimento da mão em direção ao polegar é chamado de flexão radial, enquanto o movimento realizado em direção