regis
Publicado em 06/09/2011 por Diego Moreno
Uma parte crucial de saber no Pro Tools é ser capaz de navegar em uma sessão de forma rápida e eficiente. Quando o tempo é caro e a paciência é curta, a sessão precisa ser trabalhada da forma mais eficiente possível. Seja na edição, mixagem ou masterização - a aprendizagem dos atalhos de teclado é chave para o sucesso no mundo do Pro Tools. Vamos começar.
Dica:
- Quanto menos você usar o mouse, mais rápido será o seu trabalho.
Atribuindo entradas e saídas
Vá para a janela Mix. Use “Command e ‘+=’”. Agora, precisamos organizar a nossa configuração de I/O nas pistas. Existem alguns atalhos interessante para aprender aqui.
Para alterar todas as saídas de uma vez, segure “option” e seleciona as saídas 1/2. Todas as faixas agora tem como saida o 1/2
Mudar todos em cascata:
Clicando em “option + command” e trocando as entradas por exemplo, você terá uma organização sequencial dos canais por exemplo: Note-se que in 1 e in 2 tem entrada 1 e 2 novamente (e não os 7 e 8 esperado). Isso é porque eu só tenho 6 entradas disponíveis no meu hardware. Então, o Pro Tools começará em cascata novamente assim que ele atinja 6. Você pode aplicar a alteração em cascata ou não para todas as trilhas, como só para as selecionadas se você adicionar “shift” ao atalho.
Alteração de parâmetros em faixas selecionadas: “Option + Shift”
Cascata em SELECIONADOS: “Shift + Option + Command”
Para selecionar várias faixas sequenciais (ao lado do outro), use “Shift” e clique :
Para selecionar várias faixas não sequenciais, use “Command” e clique: Simples, porém prático: Um atalho que poupa muito tempo você vai usar na hora de nomear os canais.
Para alterar entre a próxima e a anterior use “Command + seta pra direita” ou esquerda pra voltar pra anterior.
Listão de atalhos básicos:
Option: muda parâmetros em todos
Option + shift: muda parâmetros nos canais selecionados
Option +