Paulo Regis Freire Uninter
Paulo Regis Freire, educador pernambucano, nascido na cidade de Recife no ano de 1921. Graduado pela Faculdade de Direito de Recife (Pernambuco). Foi professor de Língua Portuguesa do Colégio Oswaldo Cruz e diretor do setor de Educação e Cultura do SESI (Serviço Social da Indústria) de 1947-1954 e superintendente do mesmo de 1954-1957. Com outros educadores e pessoas interessadas na educação escolarizada, fundou o Instituto Capibaribe. Freire foi um grande educador, sendo de professor de escola até criador de idéias e métodos. Tornou-se um modelo para todo educador.
Com sua tese de concurso para a universidade do Recife no ano de 1958, e, mais tarde, como professor de História e Filosofia da Educação daquela Universidade, bem como em suas primeiras experiências de alfabetização como a de Angicos, Rio Grande do Norte, em 1963 Paulo Freire já expressava sua filosofia educacional.
Com coragem Freire colocou em prática um autentico trabalho de educação que identificava a alfabetização como um processo de conscientização. Esta coragem fez de Paulo Freire um dos primeiros brasileiros a serem exilados
No período de exílio, Freire trabalhou como professor na Universidade de Harvard,foi também consultor Especial do Departamento de Educação do Conselho Mundial das Igrejas, em Genebra(suíça).No ano de 1980 ,depois de 16 anos retornou ao Brasil . Lecionou na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em 1989 tornou-se Secretário de Educação no Município de São Paulo.
Freire era sempre bem humorado e se mostrava sempre indignado com qualquer tipo de injustiça. Casou-se, em 1944, com a professora primária Elza Maia Costa Oliveira, com ela teve cinco filhos. Após a morte de sua primeira esposa, casou-se com Ana Maria Araújo Freire, uma ex-aluna.
Algumas das obras de Paulo freire são: Educação como prática da liberdade (1967), Pedagogia do oprimido (1968), Cartas à Guiné-Bissau (1975), Pedagogia da