Pro Eticas
O Cadastro Pró-Ética conta, agora, com 15 empresas consideradas comprometidas com a ética e a integridade. Para conhecer todas as companhias que fazem parte do cadastro,
A decisão foi adotada após o Comitê Gestor avaliar documentos e informações apresentadas pelas empresas referentes às medidas de ética e integridade. Ao todo, 22 instituições solicitaram adesão à iniciativa, das quais quatro finalizaram e submeteram seus questionários à avaliação do Comitê Gestor.
Entre as iniciativas que contribuíram para a inclusão do Banco Santander no Cadastro Pró-Ética está a Política Anticorrupção e Suborno da instituição, que define claramente a posição do banco contra qualquer ato de corrupção e se aplica a todos os seus colaboradores.
Além disso, o Santander também adotou um novo modelo de contrato de fornecedores que institui o compromisso de trabalhar contra a corrupção em todas as suas formas. Cursos obrigatórios sobre ética e prevenção à lavagem de dinheiro também estão entre as medidas de integridade adotadas pela organização.
Iniciativa pioneira
O Cadastro Empresa Pró-Ética é um projeto da CGU e do Instituto Ethos que objetiva destacar empresas engajadas na construção de um ambiente de ética e confiança nas relações empresariais, inclusive naquelas que envolvem o setor público, que investem na implementação de medidas de governança corporativa e de prevenção da corrupção.
Segundo Sérgio Seabra, secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da CGU, o Cadastro Pró-Ética é uma importante iniciativa que deve ser cada dia mais incentivada, pois “é impossível combater efetivamente a corrupção sem a participação do setor privado. É preciso conjugar esforços do