Pro uma Ética na saúde
CAMPUS ARAPIRACA
UNIDADE DE ENSINO PALMEIRA DOS ÍNDIOS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
MARIANA PEREIRA ROCHA
VANESSA DUARTE BARROS GOMES
RELATÓRIO DE ENTREVISTA
Palmeira dos Índios
2014
MARIANA PEREIRA ROCHA
VANESSA DUARTE BARROS GOMES
RELATÓRIO DE ENTREVISTA
Relatório de entrevista apresentado ao Curso de Psicologia, da Universidade Federal de Alagoas, Unidade Palmeira dos Índios como requisito parcial da disciplina Psicodiagnóstico I.
Professora: Cássia Castro
Palmeira dos Índios
2014
1INTRODUÇÃO
O respectivo relatório trata-se de uma proposta da disciplina de Psicodiagnóstico 1, que a partir de temas apresentados em sala de aula (relacionamento amoroso, relações familiares, projeto de visa, ansiedade e crise da meia idade), de modo que teríamos que realizar uma entrevista com uma pessoa que não fosse tão próxima a nós, com o objetivo de treinar e usar todas as técnicas de entrevistas estudas na disciplina até então.
Diante disso, escolhemos o tema “Relacionamento Amoroso”, definindo como objetivo “identificar como o relacionamento amoroso interfere no cotidiano do indivíduo”, pois acreditamos que esta é uma área que interfere e por vezes transforma a vida de muitas pessoas, tanto nos relacionamentos interpessoais, quanto na forma de se perceber como ser.
A priori, faz-se necessário compreender melhor o que é uma entrevista psicológica, pois é um instrumento bastante utilizado pelos psicólogos para obtenção de dados e segundo Almeida (2004), acontece entre duas ou mais pessoas, e que mesmo tendo tantas definições por autores diferentes, coloca que dois são invariáveis, sendo a “comunicação entre pessoas”. Acrescenta ainda que o sucesso da entrevista depende da qualidade do contato social, o qual as técnicas são apoiadas, técnicas estas que são diretamente influenciadas pelas habilidades interpessoais do