Pro dia nascer feliz
Questões.
1.Descreva sobre os personagens principais do filme separados por região. Apresentando suas principais características.
O filme apresenta o cotidiano de várias escolas:
A escola de Pernambuco fala da Valéria, esta escola se encontra em uma região extremamente pobre, possui péssima estrutura, professores mal qualificados, péssimos gestores, carentes de qualificação mínima, nenhuma ou pouca assistência ao aluno. É uma escola que significa uma verdadeira condenação social, com horizontes de trabalho pesado e mal remunerado. A Escola Duque de Caxias, Rio de Janeiro, é uma escola precarizada com depoimentos fortes mostram uma jovem narrando como assassinou a facadas uma colega no colégio, e outros rapazes contam suas desventuras no mundo do crime, roubam por falta do que fazer ou mesmo por ódio, agredindo e assaltando.
A escola em Itaquaquecetuba em São Paulo apresenta uma situação péssima com a falta de professores e o não interesse dos alunos é a realidade. Nesta escola há uma garota chamada Keila em que em vários momentos cita o desejo de se sentir triste, e outro estudante mostra o interesse de ser padre e estudar filosofia, em meio a tudo isso se destaca uma professora que com prazer, planeja brincadeiras prazerosas para seus alunos, ela relata também que por desgaste ocorre a sua ausência em sala de aula.
No colégio Santa Cruz, de São Paulo, é relatada por ter uma ótima estrutura de ambiente e também por haver uma disciplina rígida, os alunos demonstram uma enorme falta de controle emocional, que causa a depressão e também a violência entre os mesmos. A aluna do Santa Cruz figura como ingressante em engenharia na USP tendo a sua destinação para cargos de chefia ou trabalhos bem remunerados e bem vistos socialmente.
No final do filme, informações mostram que a aluna da escola pública abandona a poesia e os escritos, terminando como dobradora de roupas, enquanto a aluna do Santa Cruz figura como ingressante em