Paper
Autores:
Antônio Lotti, Francisco M. de Lima Freire, Luis Felipe Espadim, Yasmin Leites
Prof. Orientador
Sílvio Cesar Gomes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Negócios Imobiliários (TURMA MOB 0066) – Prática Módulo 1
21/09/12
RESUMO
Estratégias que geram competitividade em organizações imobiliárias. Compreende um conjunto de planos, políticas, programas e ações desenvolvidos por uma empresa com objetivo de ampliar ou manter, de modo sustentável vantagens competitivas frente aos concorrentes. Planejar é fundamental a fim de que se alcance sucesso de forma estratégica, já que uma negociação torna-se bem sucedida se for também direcionada corretamente.
Palavras-chave: Estratégias; Competitividade; Organização;
1 INTRODUÇÃO
Estratégia competitiva é o conjunto de planos, políticas, programas e ações desenvolvidos por uma empresa ou unidade de negócios para ampliar ou manter, de modo sustentável, suas vantagens competitivas frente aos concorrentes. A estratégia competitiva visa estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a competição industrial.”
O nível de competitividade alcançado pela empresa ou unidade de negócios depende de fatores sistêmicos, estruturais ou empresariais, , relacionados, respectivamente, às condições macroeconômicas, político-institucionais, regulatórias, infra-estruturais e sociais do país onde a empresa está instalada, às características do mercado, da concorrência e da configuração da indústria ou setor econômico em que a empresa atua e à capacidade gerencial e operacional da própria empresa. Cabe notar que, embora os dois primeiros conjuntos de fatores refiram-se a condicionantes externos à empresa, o posicionamento estratégico desta - e portanto suas decisões e ações - é que irá definir o impacto de tais oportunidades e ameaças do ambiente externo em seu desempenho. O