Pro Dia Nascer Feliz
Aula 004 MPEI – Trabalho
Pro Dia Nascer Feliz mostra a realidade brasileira em relação às diferenças sociais e a educação entre 2004 e 2005. Ele fala sobre dois tipos de escola: a da periferia e colégios particulares, nas quais existem vários perfis de aluno. Realidades muito diferentes evidenciando a pobreza da rede pública escolar brasileira, prejudicando a formação do aluno. As diferenças existem, encontramos falhas na estrutura das escolas de todas as classes, onde muitas vezes, essa escola não está preparada para lidar com as diversas situações que o adolescente traz consigo.
Mas a estrutura escolar não mudou muito desde então. Existem sim colégios públicos muito bem estruturados assim como os colégios particulares, mas em ambos existem alunos interessados e desinteressados.
Como mostrado no documentário ainda hoje se faz uma maquiagem nos problemas encontrados, onde não se faz muito esforço para resolvê-los de vez, apenas procuram um jeito de maquiar a situação ou apenas passam a ignorar os problemas existentes. Os alunos são empurrados para a série seguinte, para diminuir o trabalho com relatórios extensos ou para melhorar os índices de educação.
Os alunos agridem a si, aos professores e demais funcionários da escola. O trabalho do educador se torna cada dia mais difícil e menos valorizado. O governo investe mal na educação, a família está deixando tudo sob responsabilidade da escola. É preciso que ocorra uma verdadeira revolução na educação, para que ao menos as gerações futuras possam presenciar tempos melhores. Bem mais que estrutura física e