pro dia nascer feliz
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – CCET
GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
JONNY CLAUS FERREIRA VIDAL (MA11126-99)
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
SÃO LUÍS – MA
08/2013
JONNY CLAUS FERREIRA VIDAL (MA11126-99)
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
SÃO LUÍS – MA
08/2013Pro dia nascer feliz
O documentário aborda sobre o sistema educacional brasileiro mostrando suas fragilidades. Nele vemos depoimentos de alunos, pais e educadores. Várias classes sócias são mostradas (ricos, pobres). Também algumas instituições de ensino revelando suas grandes diferenças como: escolas com estruturas precárias (Escola Estadual Cel. Souza Neto em Manari, Pernambuco) e escolas com estruturas modernas (Colégio Santa Cruz em São Paulo).
No inicio do filme observamos um dado alarmante: “[...]97 % das crianças em idade escolar entram na escola. Com o passar dos anos, muitos abandonam, 41% não concluem a 8ª serie”. Podemos destacar ainda a falta de escola de ensino médio na cidade de Manari (Pernambuco) onde os alunos tem que ir para outra cidade à 31 km de distância em Inajá. O prefeito de Manari concede dois ônibus para levar os estudantes, mas sempre acontece imprevistos (ônibus geralmente está quebrado) e consequentemente os alunos perdem aulas constantemente.
O imenso território do Brasil, as ferrenhas desigualdades regionais, de renda, acesso a bens culturais são barreiras que devem ser transpostas para resolução dos problemas de acesso, permanência que configuram a história da educação no Brasil. As regiões mais pobres do país (Norte e Nordeste) são as que mais sofrem. Constantemente vemos nos meios de comunicação que revelam pessoas que não frequentam escolas por vários motivos: a falta de vagas nas escolas e escolas muito longe das comunidades. Os que mais têm condições de conquistar uma vaga seja qualquer nível são os que têm mais dinheiro. A permanência do aluno na