Pro-atividade
Um dos significados do prefixo “pró” é antecipação, algo que acontece antes. Enquanto a palavra pró-a-ti-vi-da-de, se pesquisada em dicionário, encontraremos habilidade de “prever” ou situação e agir antes dela acontecer ou habilidade do individuo proativo.
Às vezes as pessoas confundem o conceito da palavra proativo tendo como definição “iniciativa”. É combinando estas características que o presente trabalho abordará o conceito e a postura do profissional proativo.
A pessoa proativa procura sempre estar preparada para tudo. Baseando-se nisto, qual o papel desse profissional perante o mercado de trabalho que sempre esta em constantes mudanças?
Comentaremos sobre o papel do profissional proativo que tem se destacado em seus cargos perante os demais.
Duas outras características importantes são: responsabilidade e consistência. Sem elas, o senso de urgência e a agilidade do pró-ativo poderiam gerar ações afobadas até estabanadas. Mas, como ele é um sujeito responsável, trata de encaminhar as coisas com o cuidado necessário e no tempo certo, sem precipitação. E, como tem consistência, suas atitudes são apropriadas, firmes, adequadas à realidade (NAVARRO, 2002, p. 68).
Atuar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e seletista tornou-se um campo onde, realmente, os melhores sobrevivem. Pertencer à classe dos profissionais modernos e multimeios significa estar ligado em tudo o que acontece em nossa volta, com capacidade de analisar o contexto das situações e imaginar cenários futuros, permitindo tomar as atitudes que cabem em cada ocasião. Saber combinar prontidão, antecipação, perspicácia, senso de urgência, iniciativa, agilidade, responsabilidade e consistência. As atitudes do profissional que trabalha oposto ao profissional procrastinador . Aquele que não está acomodado, e sim tenta resolver as coisas o mais depressa possível.
No entanto, a proatividade não é agir de qualquer maneira sem planejar. È necessário analisar o cenário