Privação e Deliquencia
CURSO DE DIREITO NOTURNO
1.o C
RESENHA
Privação e delinquência: o suprimento social
O texto inicia enfatizando que a principal preocupação de uma comunidade deve ser por seus membros saudáveis. Assim, o funcionamento dos bons lares deve ser prioridade porque é condição essencial para se ter pessoas saudáveis.
Assim duas condições são essenciais: prover os lares de condições básicas que são alimento, vestuário, educação, lazer e alimento cultural e nunca se interferir em um lar que se encontra em pleno funcionamento, nem mesmo que seja para o próprio bem da família ou de um de seus membros. Prática muito usual entre os profissionais de diferentes áreas e não só da saúde.
O texto aborda sobre a destrutividade, construtividade e o sentimento de culpa, bem como da palavra saudável. A pessoa saudável seria aquela que tem um bom desenvolvimento sendo capaz de assumir responsabilidade pela totalidade de seus sentimentos e ideias porque possui um grau satisfatório de integração. Não tem necessidade de utilizar em grande escala a técnica de projeção para lidar com seus próprios impulsos e pensamentos destrutivos.
A seguir o texto aborda sobre a atividade construtiva presente no individuo e apresenta quatro casos de tratamento psicanalítico apontando em todos eles o sentimento de destrutividade e a reorganização do pensamento destrutivo em construtividade após o tratamento terapêutico.
No item seguinte continua a abordagem sobre a atividade construtiva e a destrutividade falando sobre agressão, culpa e reparação. Embora inerente ao ser humano, a agressividade só se desenvolverá, e se tornará parte do indivíduo, se lhe for dada a oportunidade de experienciá-la de acordo com a sua necessidade e emergência no processo de amadurecimento.
Quanto as noções de sentimento de culpa e de destrutividade potenciais só podem ser entendidas se inseridas na teoria do espaço potencial,