PRINCÍPIOS DE SEGURANÇA
TÉCNICO SUPORTE E MANUTENÇÃO DE INFORMÁTICA
PRINCÍPIOS DE SEGURANÇA DE SISTEMAS OPERACIONAIS
2014
2014
INTRODUÇÃO
Segurança de sistemas operacionais é o esforço em programar métodos e tecnologias para garantir que um sistema operacional será usado apenas, e devidamente, por pessoas autorizadas. Este conceito da segurança na área de informática acabou surgindo ao longo do desenvolvimento dessa tecnologia e obteve maior atenção por parte dos administradores de sistemas quando as redes e principalmente a Internet foram desenvolvidas, já que era possível compartilhar quaisquer tipos de dados e informações para qualquer lugar do mundo, assim usuários domésticos e empresariais necessitavam de proteção contra os ataques de hackers e vírus. Com essa necessidade surgiram diversas empresas que desenvolvem as mais variadas soluções, desde o foro da criptografia a sistemas especializados.
CRIPTOGRAFIA
A criptografia é um conjunto de técnicas para esconder informação de acesso não autorizado. O objetivo da criptografia é transformar um conjunto de informação legível, como um e-mail, por exemplo, em um emaranhado de caracteres impossível de ser compreendido. O conceito chave é que apenas quem tem a chave de decriptação seja capaz de recuperar o e-mail em formato legível. Mesmo conhecendo todo o processo para esconder e recuperar os dados, a pessoa não autorizada não consegue descobrir a informação sem a chave de decriptação.
O Código de César é um dos métodos de criptografia mais antigos que se tem notícia. Seu funcionamento era básico, deslocando as letras do alfabeto de acordo com a chave. Assim, se a chave era 3, como na imagem abaixo, transformava-se a letra B em E, a letra A virava D e assim sucessivamente. Esse código, no entanto, é extremamente inseguro, pois existem apenas 26 variações possíveis, dado que o alfabeto tem 26 letras.
Código de César com chave de três unidades (Foto: Reprodução/