Princípios de classificação das técnicas do corpo
Duas coisas são imediatamente visíveis a partir dessa noção de técnicas do corpo: elas se dividem e variam por sexos e por idades.
Divisão das técnicas do corpo entre os sexos (e não simplesmente divisão do trabalho entre os sexos). O soco, o arremesso do golpe, na mulher, são frouxos. E todos sabem que, ao lançar uma pedra, o arremesso da mulher é não apenas frouxo, mas sempre diferente do homem: plano vertical em vez de horizontal.
Variação das técnicas do corpo com as idades. — A criança se agacha normalmente. Nós não sabemos mais nos agachar. A posição agachada é, em minha opinião, uma posição interessante, que pode ser conservada numa criança. É um gravíssimo erro proibir-lhe. Há, portanto coisas que acreditamos ser da ordem da hereditariedade e que são, na verdade, de ordem fisiológica, de ordem psicológica e de ordem social.
Classificação das técnicas do corpo em relação ao rendimento. — As técnicas do corpo podem se classificar em função de seu rendimento, dos resultados de um adestramento. Essas técnicas são portanto as normas humanas do adestramento humano. Assim como fazemos com os animais, os homens as aplicaram voluntariamente a si mesmos e a seus filhos.
Transmissão da forma das técnicas. — Ultimo ponto de vista: o ensino das técnicas sendo essencial, podemos classificá-las em relação à natureza dessa educação e desse adestramento. Detalhes inobservados, e cuja observação deve ser feita, compõem a educação física de todas as idades e dos dois sexos. A educação da criança é repleta daquilo que chamam detalhes, mas que são essenciais.
Enumeração biográfica das técnicas do corpo vamos simplesmente seguir mais ou menos as idades do homem, a biografia normal de um indivíduo, para dispor as técnicas que lhe dizem respeito ou que lhe ensinam.
Técnicas do nascimento e da obstetrícia. — Os fatos são relativamente mal conhecidos, e muitas informações clássicas são discutíveis. Entre as boas estão as de