Resenha do texto “as técnicas do corpo.”
Journal de Psychologie
, v. 32, n. 3-4, 1935.17 de maio de 1934.
No texto em questão o autor discorre sobre como os indivíduos, em diversas sociedades e, usam seu corpo e como o fazem.
O texto está dividido em quatro seções: I. Noção de técnica do corpo; II. Princípios de classificação das técnicas do corpo; III. Enumeração bibliográfica das técnicas do corpo; IV. Consideraçõesgerais.
Na primeira seção o autor inicia conceituando a técnica do corpo como amaneira pela qual o indivíduo utiliza-se de seu corpo, discorre sobre a diferença manifesta na forma como certas atividades são executadas, ou seja, da técnica, em sociedades e tempos diferentes e conclui afirmando que todas as técnicas do corpo nossão impostas.
Na segunda seção o autor aponta os princípios de classificação das técnicas do corpo apresentando os em quatro “pontos de vista”: diferenças entre sexos; variação com as idades dos indivíduos; em relação ao resultado obtido do uso da técnica e, finalmente, tradição ou transmissão da forma da técnica. Na terceira seção o autor nos apresenta diferentes técnicas do corpo utilizadas por diversas sociedades divididas por fases da vida. A princípio o autor apresenta as algumas técnicas do nascimento e da obstetrícia. Depois, já na adolescência, o autor destaca este como “o grande momento da educação do corpo” pois ocorre nesta fase a aprendizagem definitiva das técnicas que serão levadas por toda a vida do indivíduo.Conclui a seção com um panorama das técnicas do corpo na idade adulta, dividindo-nos “diversos momentos da jornada em que se repartem os movimentos coordenados e pausas.” São abordadas técnicas do sono, repouso, movimento, cuidados com o corpo, consumo e reprodução.
O autor finaliza o texto considerando as séries de atos como montagens “fisio- psico-sociológicas, por vezes “montada pela autoridade social e para ela” (mesma),destaca que por se tratar de movimentos