princípios da gestão da ISO
Principio I – Foco no cliente
Foco central do sistema de qualidade ISO: gerenciar a realização do produto para atendimento aos requisitos dos clientes e, ao mesmo tempo, reduzir desperdícios e custos da não-qualidade.
O foco no cliente é fundamental para identificação dos requisitos dos clientes e do mercado quanto ao produto ou serviço conhecido assim como para seu grau de satisfação.
Sucesso e competitividade de um negócio dependem, em grande parte desse foco no cliente.
É preciso se comunicar e entender os requisitos dos clientes, muitas vezes os requisitos não são explicitados pelos clientes.
Principio II – Liderança
Liderança: deve estabelecer e por em prática uma visão ao longo prazo de comprometimento com a qualidade.
Deve criar e manter o ambiente adequado para que todas as pessoas se tornem completamente envolvidas com os objetivos de foco no cliente e com a melhoria contínua.
A adoção de uma cultura organizacional de valorização da qualidade é um processo lento e gradual, que deve levar em conta a cultura existente na organização.
Novos princípios devem ser repetidos e reforçados, estimulados em sua prática, até que a mudança desejada se torne irreversível. É preciso persistência e continuidade. Principio III – envolvimento de pessoas
Uma empresa pode ter o máximo controle sobre os seus funcionários, determinar normas rígidas, supervisionar, fiscalizar.
Nada será tão eficaz quanto o espírito de colaboração e iniciativa daqueles que acreditam no trabalho. As pessoas são a “matéria-prima” mais importante na organização.
O total envolvimento das pessoas permite o melhor aproveitamento desses recursos em prol da organização.
As pessoas não apenas procuram remuneração adequada, mas também espaço e oportunidade de mostrar aptidões, participar, crescer profissionalmente e ver seus esforços reconhecidos.
O envolvimento e comprometimento das pessoas dependem de uma sinalização da liderança da empresa