Princípios da contabilidade
ATIVIDADE SUPERVISIONADA
Curso: Administração de empresas
Disciplina: CS-AD009 / Contabilidade Geral
Período: 2011.2
Professor: Diego Luis Bertollo
Aluno: Daniel Lionço
Princípios Da Contabilidade
Caxias do Sul 30 de Novembro de 2011.
Os Princípios Fundamentais da Contabilidade foram estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade, através da Resolução CFC 750/93.
Introdução
A Contabilidade financeira trabalha com a elaboração e a comunicação de informações econômicas de uma empresa direcionada ao público externo: os acionistas, os credores (bancos, fornecedores, financeiras), entidades reguladoras e autoridades governamentais tributárias, sendo que a informação contábil financeira tem por objetivo levar ao conhecimento dos agentes externos as conseqüências e resultados das decisões dos processos executados por administradores e funcionários. A contabilidade é um processo utilizado pelas empresas para apresentar suas rotinas empresariais, obedecendo as exigências exigidas pela legislação para fins fiscais, onde a empresa controla seu patrimônio e gerencia os seus negócios.
Segundo o Artigo 3º da Resolução do Conselho Federal de Contabilidade CFC N. º 750/93, os
Princípios Fundamentais de Contabilidade são:
I. Principio da Entidade
Reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade.
Determina a autonomia patrimonial. O patrimônio pertence à entidade; a entidade pertence aos sócios, mas o patrimônio da entidade não pertence aos sócios. O patrimônio da entidade não se confunde com o dos sócios. Os sócios não podem usufruir do patrimônio, em benefício próprio.
A Consolidação das Demonstrações Contábeis consolida somente as Demonstrações, e não o Patrimônio das entidades.
Exemplo: A contabilidade de uma empresa não deve se misturar com a de sócios. Portanto, a empresa deve registrar somente fatos que se refiram a seu patrimônio. Por exemplo,