Plano de negocio
Uma grande variedade de procedimentos de seleção existentes pode ser combinada de muitas maneiras. Cada organização precisa determinar quais são os processos e procedimentos de seleção mais adequados e que proporcionaram os melhores resultados.
O processo seletivo precisa ser eficiente e eficaz. A eficiência reside em fazer corretamente as coisas: saber entrevistar bem, aplicar testes de conhecimentos que sejam válidos e precisos, dotar a seleção de rapidez e agilidade, contar com mínimo de custos operacionais, envolver a gerência e suas equipes no processo de escolher os candidatos. A eficácia reside em alcançar os resultados e atingir objetivos: saber trazer os melhores talentos para a empresa e, sobretudo, tornar a empresa cada dia melhor com as novas aquisições de pessoal (Chiavenato 2009). Enfim é obter todos os mecanismos necessários para sempre se alcançar o melhor resultado.
A grande pergunta é como saber ser o processo de seleção de pessoal foi eficiente e eficaz? Uma das maiores dificuldades na administração do mesmo é avaliar e medir o funcionamento por meio dos resultados. Somente com essa retroação é possível saber se deve ser feito intervenções no sentido de corrigir inadequações e ajustar o funcionamento do processo para melhorá-lo cada vez mais. Por isso precisa existe um grande planejamento por parte do Recursos Humanos para gerir tais informações.
2.0 Custos relacionados ao processo de seleção:
Para medir a eficiência é levado em conta uma estrutura de custos que permitam uma análise adequada, tais como: A. Custos de Pessoal: incluem o pessoal que administra o processo de recrutamento e seleção, salários e encargos sociais, bem como o tempo que os gerentes e suas equipes passam envolvidos no processo. B. Custos Operacionais: incluem todas as despesas com anúncios em jornais e revistas, viagens de recrutamento, telefonemas, honorários de profissionais envolvidos (agências de