Introdução elementos resistivos
Como a Eletrônica moderna, e, portanto boa parte de nossa tecnologia atual depende fundamentalmente do fato de existirem muitos dispositivos que não obedecem a lei de Ohm . Esta prática, tem o objetivo de familiarizar o estudante com estes tipos de materiais, para que possa entender o funcionamento e a característica de cada dispositivo resistivo e sabem emprega-los de maneira adequada .
2. Fundamentação Teórica
2.1 Lei de Ohm
“A lei de Ohm é a afirmação de que a corrente que atravessa um dispositivo é sempre diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada ao dispositivo”(HALLIDAY, RESNICK);
“Um dispositivo obedece à lei de Ohm se a resistência do dispositivo não depende do valor absoluto nem da polaridade da diferença de potencial aplicada” (HALLIDAY, RESNICK);
Estas definições podem ser interpretadas através dos seguintes gráficos.
Figura 2.1.1: Relação entre a diferença de potencial e a corrente que passa por um resistor.
O grafico2.1.1 a) apresenta uma reta linear, que passa pela origem, e tem a mesma inclinação durante toda a sua extenção, com seu valor medido pela razão V/i = tg α = R (resistência). Isso significa que a resistência do dispositivo é independente do valor absoluto e da polaridade da diferença de potencial aplicada. Portanto OHMICO!
O gráfico2.1.1 b) não apresenta uma característica linear, pois a razão entre V e i, não é constante, Logo sua resistência vai depender do valor da diferença de potencial aplicada. Portanto NÃO OHMICO!
2.2 Resistores PTC (Positive Temperature Coefficient) e NTC (Negative Temperature Coefficient)
Estes resistores NTC e PTC também são chamados de termistores ou termoresistores, são muitos utilizados como limitadores de corrente. São resistores cuja resistência diminui ou aumenta conforme o aumento na temperatura. A figura 2.2.1, apresenta algumas ilustrações destes resistores comerciais.
Figura 2.2.1: Alguns termoresistores comerciais
Figura 2.2.1: Alguns termoresistores