Princípios Contábeis
2013
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
Ciências Contábeis; ; Orientador: Professor.
2013
RESUMO
A organização administrativa abrange princípios contábeis que são alicerces do comportamento empresarial. Os princípios contábeis são o ponto de partida para a própria Ciência Contábil, são eles que comprovam os conceitos, a teoria, e a prática desta ciência. Os Princípios surgem da análise dos fatos ocorridos na prática contábil, os contadores presenciam e vêem a realidade a sua volta, expõem hipóteses com respeito ao objeto de estudo da contabilidade, isto é, o patrimônio das organizações. Os Princípios Contábeis mostram claramente a origem dos ensinamentos e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, originaram-se da necessidade e fundaram um conjunto de concepções, princípios e condutas que não somente fossem empregados como componentes disciplinadores do procedimento técnico que tem por objetivo fixar padrões de comparação e de credibilidade em função do reconhecimento dos critérios adotados para a elaboração das demonstrações financeiras, aumentando a utilidade dos dados fornecidos e facilitando a adequada interpretação entre empresas do mesmo setor.
Palavras-chave: Contabilidade – Princípios Contábeis – Princípios Fundamentais de Contabilidade– Resolução CFC
.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
.
OS PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
Os princípios contábeis são a base para dirigir toda a prática contábil, portanto, formam a estrutura conceitual da Contabilidade. Ou seja, são as vigas mestres dessa estrutura.
O CFC (Conselho Federal de Contabilidade), por meio das Resoluções 750/93 e 774/94 refogados pela Resolução 1.282/10 estabeleceram seis princípios, a saber:
I. Entidade;
II. Continuidade;
III. Oportunidade;
IV. Registro pelo valor original;
V. Competência;
VI. Prudência.