Princípios básicos da adm
A organização formal é tratada com maior ênfase na Teoria Clássica, os autores da Teoria Neoclássica, apenas adicionam detalhes nesse conceito. A organização tem como princípios básicos: a divisão de trabalho, a especialização, hierarquia, e a amplitude administrativa. O primeiro deles a divisão do trabalho, é definido como um processo de decomposição de uma série de pequenas tarefas que o constituem. Essa divisão tem como um objetivo fundamental a eficiência na produção de bens. O surgimento foi a partir da Revolução Industrial, época onde o artesanato foi substituído pelo o uso da máquina, ocorrendo a especialização do trabalhador na linha de montagem. As atividades era repetitivas e constantes. Na Administração Científica de Taylor, o princípio da divisão de trabalho apenas era utilizado para o nível dos operários, enquanto que na Teoria Clássica, amplia - se os escalões, passando também ao os níveis mais altos.
Na divisão foram criados três níveis administrativos necessário para dirigir a execução das tarefas e operações. O nível institucional (nível estratégico), composto por dirigentes e diretores da organização, o nível intermediário (nível tático), composto por gerentes e o nível operacional ( nível técnico), composto por supervisores.
A especialização surge como uma consequência da divisão do trabalho, onde cada cargo ou órgão passa a ter funções e tarefas especificas e especializadas. Os neoclássicos começam a se preocupar com essa prática, pois a especialização tem como objetivo final melhorar o rendimento da produção.
A hierarquia também é uma consequência da divisão do trabalho, pois pelas inúmeras exigências da especialização, é necessária uma estrutura hierárquica para dirigir as operações dos níveis que estão sendo subordinados. Dentro da organização é necessário ter pessoas que dirigem, administrem, controlem as tarefas e também as que executem as tarefas.
A hierarquia divide a organização em