Resistores
O objetivo desta prática era o de conhecer e utilizar um protoboard, para montagem de circuitos elétricos, além de realizar a associação de resistores e verificar os erros presentes em uma medição, ou seja, as incertezas (sejam elas diretas ou indiretas). Este relatório irá detalhar os resultados de experimentos realizados com resistores de diferentes valores de resistência ligados em circuitos em série e em paralelo. As resistências tiveram seus valores de fábrica, isto é, aqueles obtidos com base na interpretação do sistema de cores, conferidos através do uso de um multímetro. Pequenos circuitos foram construídos e valores como voltagem, resistência e corrente elétrica passando pelos mesmos foram obtidos. Após a realização do experimento e obtenção dos parâmetros necessários, foram realizados cálculos para obtenção do valor da resistência equivalente dos circuitos montados. O circuito em série se trata, basicamente, da disposição de resistores de forma continuada, e a em paralelo, há um espaçamento entre os mesmos. Os equipamentos utilizados foram:
- 1 Multímetro
- 2 resistores
- 1 Protoboard (modelo idêntico ao da foto abaixo)
Neste experimento, o primeiro passo foi aferir a medição da resistência dos resistores através do multímetro digital MINIPA ET 1100 utilizando a escala de 20KΩ. Logo após foi feito uma comparação entre os valores medidos e os valores obtidos através do código de cores do respectivo resistor, como é detalhado abaixo:
Resistor 1
Resistor 2
Castanho
Amarelo
Preto
Violeta
Vermelho
Vermelho
Dourado
Dourado
Após isso, é necessário verificar na tabela do código de cores (indica abaixo) as cores correspondentes aos seus algarismos. No Resistor 1, as duas primeiras cores: Castanho (1) e Preto (0) formam o número 10. A terceira cor, vermelho (2), corresponde ao expoente da potência de dez: 10²; a quarta cor, dourado (5%), indica a tolerância. Assim, a resistência elétrica é:
10.10²