Princpios eticos fundamentais
A ética é uma ciência teórica e prática
Ciência – conhecimento adquirido pelo exercício da inteligência aplicada à realidade, conhecimento das causas, dos fins, busca pelas essências e fundamentos do real.
Ciência especulativa ou teórica: tem como finalidade o conhecimento profundo, os conceitos.
Ciência prática: tem como finalidade o conhecimento para a produção de uma obra ou realização de uma ação.
A ética é uma ciência teórica e prática porque especula para agir. Pensa os conceitos, as essências para escolher como agir de modo fundamentado e orientado pelo conhecimento.
Objeto da ética
A ética trata de atuações humanas, não num sentido geral, mas num sentido muito preciso, ela dedica-se aos atos humanos.
Atos do homem: são aqueles que o homem realiza sem o domínio racional e voluntário sobre eles, por exemplo, a circulação do sangue, a digestão, etc. Sem dúvida, falamos em boa circulação ou boa digestão, mas não podemos atribuir a elas uma conotaçao ética ou moral, pois ninguém pode ser mais ético por ter melhor circulação sanguínea. Então, os atos do homem não são objeto da ética.
Atos humanos: são as ações externas ou internas que o homem realiza com conhecimento e vontade livre, ou seja, são os atos deliberados, aqueles nos quais o sujeito age no exercício da vontade a partir do que conhece. Então, os atos humanos são o objeto da ética.
Sem liberdade e conhecimento não pode haver avaliação ética porque para atuar moralmente é preciso discernir entre o bem e o mal e é preciso que se pratique uma ação com vontade livre.
Os atos humanos são atos voluntários e eles podem ser diretos ou indiretos:
Atos voluntários diretos: quando se pretende precisamente o efeito próprio deste ato.
Atos voluntários indiretos: quando, ao pretender diretamente uma coisa se produz também um efeito não procurado nem querido.
Para que seja lícito realizar um ato de que resultam dois efeitos, um bom e outro mau, tem que se dar as seguintes