Artigo Herminio 2
GABRIELA SCHMOELLER
KARINE GALVAN
LARISSA CARRER HOBOLD
MARIANA ORBEM
TAINÁ BENEDET MAZZUCO
RESUMO
No presente artigo, iremos mostrar a importância da bioética para todos, seu significado e como como ela é importante para a vida em sociedade, com o objetivo de que as pessoas percebam que um só assunto pode estar relacionado as outros vários, e de como as coisas a maioria das vezes sempre estão interligadas com a vida. Mostraremos também como o direito interage com a bioética, o direito e a bioética como um todo, os seus ramos e os seus princípios, com a forma de melhor responder as questões que tanto causam perturbações na nossa sociedade.
Palavras chaves: Vida. Bioética. Sociedade.
1 INTRODUÇÃO
A bioética vem para tentar mostrar um caminho, um consenso nos assuntos que ainda não tem a seu verdadeiro conceito de certo e errado, por isso o Direito e a Bioética tem um encargo de caminhar lado a lado, cada um cumprindo suas respectivas funções. A Bioética no campo da obrigação moral e o direito elaborando leis para regular as atitudes dos humanos tendo em vista à proteção da vida.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Significado de Bioética
A palavra Bioética vem do grego bios + ethos, que significa vida + ética.
A Bioética é um ramo do conhecimento que envolve mais de uma disciplina em um único projeto, sofrendo influência da Sociologia, Biologia, Medicina, Psicologia, Teologia, Direito entre outros. É um ramo que se preocupa com as implicações ético-morais decorrentes das descobertas tecnológicas nas áreas da Medicina e Biologia. Ela busca entender e lançar regras desprovidas de coerção, conselhos morais, que possibilitem o melhor usa de novas tecnologias e da utilização das novas técnica.
Resumindo, a Bioética é um aglomerado de questionamentos levantados de acordo com a responsabilidade moral e biológica na aplicação de suas pesquisas.
2.1.1 A Bioética e a Medicina
A medicina