processo f sico em que as part culas de uma subst ncia passam ou do
Gelo seco sublimando. Foto: Ratthaphong Ekariyasap / Shutterstock.com
No caso da passagem de sólido para gasoso, essa sublimação ocorre quando as partículas da substância sólida possuem energia suficiente para se desprender e se conformar a qualquer volume sem que haja atração suficiente das partículas da vizinhança ao sistema (o ambiente) sobre as outras capaz de impedir que ocorra o processo ou a formação do estado líquido intermediário nessa transição. De modo contrário, na passagem de gasoso para sólido, o processo ocorre justamente porque partículas gasosas não possuem energia suficiente para se manter nesse estado e após a colisão com outras, a perda de energia pelo choque com parículas da vizinhança leva a imediata formação do estado sólido.
O ponto em que essa transformação ocorre, chamado de ponto de sublimação, é o ponto no qual a pressão de vapor da substância é igual à pressão da vizinhança (pressão externa). Uma análise do diagrama de fases da substância é capaz de fornecer esse ponto, pois, conhecida a temperatura do processo, basta identificar qual é a pressão em que a transformação deverá ocorrer:
Para T, temos que Ps é a pressão de vapor para a sublimação, ou seja, seu ponto de sublimação
Alguns exemplos de sublimação em temperatura ambiente e pressão atmosférica ambiente são a danaftalina, do gelo seco e do iodo.