trabalhos e atps
Leme-sp
Enfermagem
Titulo: Sistema Único de Saúde
Amanda Rodrigues Correa RA: 8486212230
Ana M. Rodrigues Batista RA:9902016843
Marcelo Mike Cardozo
RA:6823489998
data 30/04/14
Introdução
A política do Sistema Único de Saúde (SUS); Começa em 1950 com a criação da Secretaria de
Saúde, onde a população visando melhoria forma conselhos nas comunidades, para cobrar melhor cuidado e instauração de promessas feitas. Esses conselhos eram formados por pessoas simples da comunidade, da enfermagem e médicos, que se reuniam para discutir o que era prioridade na melhoria da saúde, para poder cobrar de seus políticos, e nas 8 ° conferência da saúde que ocorreu em 1986 onde se exigia maior participação da população e que todos teriam que ter equidade, integralidade e universalidade, com direitos estabelecidos. Mas só em 1990 que é sancionada a lei 8080/86 e que foi regulamentada 8142/86 nos quais estaremos vendo um pouco mais nas diretrizes, objetivos e politica vigente.
Diretrizes
Lei nº 8.080 de 19 de Setembro de 1990.
Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
Principais Diretrizes
Entre as diretrizes políticas consolidadas pela nova Constituição no cenário nacional estão os fundamentos de uma radical transformação do sistema de saúde brasileiro. O que levou os constituintes a proporem essa transformação foi o consenso ,na sociedade, quanto a total inadequação do sistema único de saúde.
Á partir desse diagnostico e de experiências isoladas ou parciais acumuladas ao longo dos anos a
Constituição de 1988 estabeleceu pela primeira vez de forma relevante, uma seção sobre a saúde que trata aspectos principais.
Aspectos principais:
● Em primeiro lugar incorpora o conceito mais abrangente de que a saúde tem como fatores determinantes e condicionantes o meio físico, o meio sócio econômico e