principios fayol
1. Divisão do trabalho: Consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.
Se aplica. Todos funcionários do Google são altamente qualificados nas suas funções para obter o maior desempenho e eficiência possível. São especialistas no que são e no que fazem.
2. Autoridade e responsabilidade: Autoridade e o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é uma consequência natural da autoridade e significa ter o dever de prestar contas. Ambas devem estar equilibradas entre si.
Se aplica. Apesar do ambiente descontraído e da naturalidade com que os funcionários se comunicam, há uma hierarquia definida no Google e todas devem ser respeitadas. Superiores fazem o seu papel de passar ordens aos seus subordinados, e os mesmos devem cumprir suas obrigações.
3. Disciplina: depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito às normas estabelecidas.
Se aplica. A disciplina é fundamental para o funcionário obter sucesso trabalhando no Google. Ele recebe todo o conforto de um ambiente de trabalho favorável e descontraído, porém seu comportamento é supervisionado constantemente e deve-se respeitas as normas de conduta do trabalho
4. Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única.
5. Unidade de direção: uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo.
6. Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais: os interesses gerais devem sobrepor-se aos interesses particulares.
7. Remuneração do pessoal: deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição.
Se aplica. Um dos pontos fortes do Google é a valorização do Funcionário. Todos recebem um salário justo de acordo com sua funcão, além de uma ampla variedade de benefícios e premiações.
8.