os 5 princípios de Fayol
Henry Fayol, além dos princípios gerais, afirmava que a atividade da administração se caracterizava por cinco funções específicas . São elas: Planejar, Organizar, Coordenar, Comandar e Controlar.
Segundo Luciano Ronchi (1976, p. 45), trabalhando com os princípios de Fayol, entre todas as funções administrativas, a organização é a que mais tem ganhado atenção dos estudiosos e dos dirigentes de empresa. Por isso ela dispõe-se hoje, de conceitos, de critérios e de uma certa doutrina ao mesmo tempo mais completa e integrada. Isso provavelmente ocorre pelo caráter mais concreto da função organizativa e da maior possibilidade de realizações no ambiente da empresa.
De acordo com a exemplificação de Idalberto Chiavenato (2001, p. 98), sobre Fayol a qual, define a coordenação como a unificação, reunião e harmonização de toda a atividade e esforço. A coordenação é incluída por Fayol como um dos elementos da administração, já outros autores clássicos a incluem nos princípios de administração. A coordenação indica que há um alvo ou objetivo a se alcançar e que deve orientar os movimentos de todos os envolvidos. Quanto maior a organização e quanto maior a divisão de trabalho, maior ainda será a necessidade de coordenação, para garantir a eficiência da organização em geral.
Em concordância com Idalberto Chiavenato (2006, p. 50), comandar é fazer a organização funcionar de forma correta, ter estabilidade de funcionários, obter o máximo de produção dos mesmos, maior quantidade de lucros e englobar todos os interesses da empresa. Estabelecer regras para os empregados concluírem o trabalho da melhor forma possível. (SILVA, Reinaldo. 2004, p. 148).
Segundo Antonio Cesar Amaru (2004, p.105), Planejar é definir objetivos e resultados a serem atingidos, é tomar decisões agora que possam afetar o futuro, para reduzir suas incertezas. O planejamento serve também de ferramenta para as pessoas e organizações facilitarem seus processos atuais que possam alcançar metas no